segunda-feira, 27 de junho de 2011

Seminário Regional "Educação Infantil e Diversidade Étnico-Racial". Belém/PA

O seminário visa reunir professores, gestores, pesquisadores e ativistas sociais interessados em debates e análises de experiências relacionadas com valorização da diversidade étnico-racial na educação infantil. Pretende-se também fomentar a construção de parcerias e ações conjuntas direcionadas para a implantação, ampliação e fortalecimento de políticas educacionais comprometidas com a promoção da igualdade étnico-racial. MEC, UFSCar e CEERT juntos por uma educação infantil igualitária. O evento integra um conjunto de ações do Plano de Cooperação Técnica estabelecido entre o MEC SEB e a UFSCar, cuja a execução é compartilhada com o CEERT.
 
Estão sendo construídos: 
1. diagnósticos e textos de referência conceitual e normativa para professores;
2. conteúdo para curso de formação continuada para professores e gestores, formato e-learning e materiais audiovisuais de apoio ao professor e comunidade; 
3. formação da Rede Nacional para a Igualdade Étnico-racial na Educação Infantil.
 
P R O G R A M A Ç Ã O

Mesa de abertura. Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT; Ministério da Educação - MEC/SEB; Pró-Reitoria de Ensino e Graduação/UFPA; Pró-Reitoria de Ensino e Graduação/UEPA; Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/PA; Conselho Estadual de Educação - CEE/PA; Grupo de Estudos Afro-Amazônico - GEAM/UFPA; Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/PA.

09:00 Café
10:00 Palestra seguida de debates
12:00 - 14:00 Almoço
14:00 Palestra seguida de debates
16:00 - 16:30
16:30 Palestra seguida de debates
18:00 Encerramento
“A Magia dos Jogos Africanos”. Prof. Guilherme Piedade, E.E.E.F.M. Pe. Francisco Berton. “Apresentação da Rede Nacional para a Igualdade Étnico-Racial na Educação Infantil”. “Proposta de Orientações Curriculares para a Valorização da Diversidade Étnico-racial na Educação Infantil”. Profª Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Consultora do CEERT; Representante da Escola de Aplicação da UFPA. “Conceituando política educacional igualitária”. Prof. Hédio Silva Jr., Diretor Executivo do CEERT e Coordenador do Curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares e Profª Rita de Cássia Freitas Coelho, Titular da Coordenadoria de Educação Infantil/SEB/MEC.

Informações:
www.ceert.org.br
ceerteduc@uol.com.br
Faça parte você também. Participe. Divulgue
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário